16 outubro 2011

As nossas unhas!

 Oi gente!
 Hoje vamos falar de um assunto muito importante para nós meninas:As nossas unhas!
 Como eu faço para parar de roer as unhas?

  Para você parar de roer as unhas você tem que querer.
 Se você pensar nos efeitos colaterais talvez você pare:
 Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Como muitos patógenos têm a habilidade de viver dentro da unha, o hábito de roer unhas pode potencializar as chances de danos à saúde.

Eu parei com 10 anos, e você, parou ou está tentando parar?
Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.
Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.
Um longo hábito de roer unhas pode ocasionar desgaste do esmalte dos dentes incisivos, podendo gerar cáries nessas áreas.
Minha mãe vivia me dando bronca porque eu ficava com a mão na boca…mas para mim, era normal, porque eu não sabia que existia mão bonita em mim, so uma mão feia e com dedos cabeçudinhos hehehe – até que um dia ela me pegou e fez minhas unhas. Pintou com um rosinha clarinho (não lembro o nome, mas era da Colorama de vidrinho quadradinho!), tirou algumas pelinhas que eu puxava com os dentes e pronto. Fiquei encantada. Achei o máximo olhar para minhas mãos e achá-las bonitas! Lembro que a cada dia eu ficava olhando e vendo o quanto elas cresciam…então, do vício de ficar com a mão na boca, passei para o vício de fazer as unhas semanalmente e pintá-las sempre. Na época, eram só cores clarinhas, então, abusava dos branquinhos e rosinhas…infelizmente não tenho fotos do meu antes. :(
Claro que o hábito de roer unhas está super ligado à ansiedade. Em casos extremos de onicofagia, o aconselhável é procurar um medico, ok?

Essa coisa de diário parece ser meio infantil, mas ajuda viu? Anotar os motivos da ansiedade, acompanhar suas recaídas e momentos de alegria passa a ser estímulo e estudo de controle da sua própria personalidade.
Acho que outra coisa que me ajudou e MUITO a parar de roer e querer cada vez mais com que minhas unhas ficassem bonitinhas, foi o fato de eu sempre reparar nas unhas dos outros! hehehe Eu sempre olhava primeiro para as mãos…e ficava boba quando a unha era bonita e colocava na minha cabeça que queria a minha daquele jeito…e isso ajuda. Ficava encantanda com as unhas da Eliana, Sandy e da Daniela Cicarelli!
Olha só:

  Olhem só como sua unha poderá ficar:
 Horrível né?
 Então pare com esta mania feia!
 Olhe como sua unha poderá ficar se você parar:
 Lindo né?
 Aprendendo a pintar as unhas
 Peça para a sua mãe te ensinar algumas técnicas.
 Marcas de esmaltes recomendados
 As melhores marcas são: Colorama, Risque, Impala.
 Esmaltes lindos


 Espero que parem de roer as unhas e que aprendam a pintar as suas unhas!
 Bjus da Juh!♥♥♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar...♥ Ass.: Júlia Bottoni (Juh)